FeLV

 

 

O Vírus da Leucemia Felina (FeLV) é considerado a causa de morte por doença infecciosa mais comum em gatos. Quando o vírus penetra no organismo do gato impede que o sistema imunológico actue de forma adequada tornando-o mais susceptível a todo o tipo de infecções.

A transmissão ocorre por contacto directo com a saliva ou com as secreções nasais de um gato infectado, pelo que fontes comuns de água ou alimento efectivamente resultam em infecção. Pode ainda ocorrer transmissão transplacentária, pela lactação e venérea.

Os sintomas clínicos podem ser inespecíficos como a falta de apetite, perda de peso, depressão, vómito e diarreia. Outros sintomas podem advir de infecções secundárias de um sistema orgânico específico e de neoplasias.

Actualmente não existe cura para a Leucemia Felina, pelo que a melhor forma de evitar que a sua mascote contraia FeLV será mesmo a prevenção. Esta passa por manter os gatos dentro de casa, evitar a partilha de fontes comuns de água e alimentos e realizar o teste de despiste da doença antes da introdução de um novo gato.

A vacinação pode ser considerada em gatos soronegativos com  elevado risco de contrair infecção (i.e. em contacto com outros gatos). Gatos infectados não devem ser vacinados daí a importância do despiste. No entanto, os proprietários devem estar conscientes de que a eficácia potencial da vacina é inferior a 100%, pelo que um gato vacinado exposto ao vírus poderá contrair infecção.

Os gatos infectados devem ser mantidos igualmente dentro de casa para evitar a infecção de outros gatos no exterior e em simultâneo evitar a infecção por agentes oportunistas.


O despiste de FIV e FeLV pode ser realizado através de um teste rápido de sangue (ELISA). Deste modo, poderá mais eficazmente combater as doenças que podem comprometer a saúde e vitalidade do gatinho aí de casa. 

A EQUIPA
ONDE ESTAMOS
Pcta da Rua da República, 7A
Alagoas,Esgueira
3810-495

centrovetaveiro@gmail.com
FB:centroveterinario.deaveiro
Instagram: Cva Aveiro (@centro_veterinario_de_aveiro)
Tel: 234 314 080
Urgências: 969 571 573
  • download (1)
  • Facebook Social Icon
  • tbird
  • Google+ Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now