Esterilização de Cadelas

  • A esterilização elimina definitivamente os cios da cadela que podem ser extremamente aborrecidos e embaraçosos.

 

>> Durante o período de cio os órgãos genitais da cadela incham e existirá uma descarga sanguinolenta que poderá manchar-lhe o pêlo, o seu chão da casa, carpetes e sofás.

 

>> A cadela terá tendência para montar cães ou pessoas com maior frequência.

 

>> Os períodos de cio vão implicar vigilância contínua da sua cadela uma vez que os machos vão senti-la em cio a quilómetros de distância e farão de tudo para a alcançarem. Inclusivamente ver-se-á obrigado a encurtar os passeios.

 

>> Pode ver-se obrigado a alterar os seus planos de férias. Até porque deixá-las em hotel durante o cio pode ser extremamente arriscado, além de representar uma fonte de stress para a cadela e machos não castrados lá presentes.

 

  • A esterilização previne as infecções uterinas (piómetras). Aproximadamente 1 em cada 4 cadelas vão desenvolver piómetra em alguma fase da sua vida. É uma condição que põe em risco a vida da sua cadela e que implica a realização de uma esterilização de emergência, que pode ser evitada quando feita n’altura certa.

 

  • A esterilização previne as pseudogestações. Umas semanas após o cio as cadelas agem como se tivessem bebes, adoptando brinquedos, mantas ou os donos e ganham leite nas maminhas. É um período de stress imunitário que as fará mais susceptíveis a pequenas infecções, além de poderem encaroçar o leite e fazer mamites muito facilmente.

 

  • A esterilização previne a gestação. Se a sua cadela ficar grávida – seja acidentalmente ou propositadamente – ela ficará mais vulnerável aos riscos da gravidez e do parto. Não é assim tao incomum as cadelas morrerem a ter os bebes ou imediatamente após o parto. Imagine a culpa que iria sentir. Além disso, a mãe e os bebes vão requerer cuidados médico-veterinários para que não fiquem doentes, bem como cuidados de alimentação redobrados que podem ser despesas consideráveis. E lembre-se que por vezes é muito difícil encontrar donos para os bebes.

 

  • A esterilização previne tumor de mama. Se a sua cadela for esterilizada antes dos 2,5 anos ela será menos predisposta a desenvolver tumor de mama, que é o tipo de cancro mais comum nas cadelas. Quanto menos cios ela tiver menor é o risco de desenvolver tumor de mama.

 

  • A esterilização previne cancro de útero e ovários. Embora não sejam um tipo de cancro muito frequente nas cadelas, é apenas mais uma pequena vantagem para o fazer.

 

Todos os cães bebés são amorosos, até os mais asneirentos! Mas já temos tantos no mundo… E muitos que precisam desesperadamente de donos… Pelo que, se mesmo após ler este artigo decidir que por algum motivo não a pode esterilizar, por favor tenha cuidado para que a sua cadela não tenha bebés.

 

 

A EQUIPA
ONDE ESTAMOS
Pcta da Rua da República, 7A
Alagoas,Esgueira
3810-495

centrovetaveiro@gmail.com
FB:centroveterinario.deaveiro
Instagram: Cva Aveiro (@centro_veterinario_de_aveiro)
Tel: 234 314 080
Urgências: 969 571 573
  • download (1)
  • Facebook Social Icon
  • tbird
  • Google+ Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now